sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Transgressões saudáveis a todos

Enfim... o fim de 2009! Daqui a pouco tem as retrospectivas, os shows de fim de ano e tudo mais. O fim é o começo de novas atrações, é quando as TV´s nos oferecem programas com shows de artistas populares e mini-séries diferenciadas. Este fenômeno midiático de fim de ano é algo tão surreal quanto o velho barbudo chegar com seu saco cheio por uma chaminé aqui no Brasil, onde as casas raramente tem chaminés.

...

“Hoje tem show na Band!” – disse meu companheiro de trabalho. Se dirigiu pra frente da tela e colocou no show do Leonardo. “Pô legal!” – disse pra ele.
Não escuto Leonardo, mas pro meu amigo foi um ótimo show. A minha indagação é a seguinte: por que a porra desses shows é só de fim de ano? Por que esses canais abertos não abrem mais espaço pra cultura?

...

Estava ouvindo uma música do Rancid – Highway – que fala de fazer músicas com os amigos, de tocar em casas de show, de viver na estrada. Pois é... a cultura, a arte em geral é algo que já era! A valorização disso tudo ficou apenas nas mãos dos malditos? A grande mídia diz que não, que valorizam a arte, já que em datas especiais colocam programação especial, com diversos artistas e cantores.

...

Quanta hipocrisia achar que é algo bom no fim de ano vermos um Roberto Carlos da vida ou um Leonardo. Deveria haver shows pro grande público, dos mais variados estilos, com freqüência!
Mas isso já é exagero pra mídia, afinal eles não querem criar um grande público critico e conhecedor da nossa música. Seria demais até pro velho sacudo e barbudo.

...

Passamos por um período de grande transgressão. O Arruda fala com propriedade sobre panetones. Um filho da puta enche uma criança de agulhas. Um médico estupra mulheres sedadas, as fertiliza de forma indevida... e o que é pior! Está solto... e olha só! O Gilmar Mendes já soltou...

Não farei retrospectiva. Quer lembrar o que aconteceu... assista a Globo. Até porque é mais completo, com coisas boas e ruins... eu não sou tão positivo assim.

“No Brasil só não fica preso quem tem dinheiro” – disse Rogério a pouco pra mim, um cidadão que parece salva vidas da antiga série S.O.S Malibu e que trabalha de manobrista aqui no meu mais novo emprego. O cara fala ´estrupo´ ao invés de estupro... mas como vou discordar da sua opinião sobre nossa justiça, já que um médico que fodeu a vida de mulheres por aí... sai da cadeia, solto por uma grande autoridade da nossa ´super-justiça´.

...

“Pô Maicon, se eu fizer uma merda por aí eu to é fodido” – “Nós estamos” – me respondeu o outro companheiro de setor aqui no meu trabalho.
Já que não temos dinheiro pra estar acima da lei, não há retrospectiva e nem perspectiva judicialmente falando.

...

Então vamos ouvir a música da revolta... as transgressoras mesmo... pois através da arte podemos sair do banal ou irmos ao banal... ou muito mais possibilidades... não sei... mas é melhor poder viajar... baixar músicas... sermos piratas que usurpam algo... já que estamos sendo usurpados cada dia mais...

Não deixem pra viajar apenas no fim de ano. Não é só no fim de ano que existe uma boa programação, pois é você que se programa.

Viaje amigo... pra quantos lugares quiser.

E transgressões saudáveis a todos... pois 2010 será mais foda.